O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quinta-feira (18.07) baixa de 1,25 ponto no contrato de Setembro/19, fechando em US$ 8,87 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 1,25 e 1,50 ponto.
Os principais contratos futuros registraram perdas mais leves no mercado norte-americano de soja, com o clima favorável continuando a pressionar as cotações. “Temperaturas baixas para os próximos dias beneficiam o desenvolvimento dos cultivos. Também as vendas semanais de soja-grão dos EUA para exportação totalizaram 326,3 mil toneladas, contra a expectativa do mercado que ia de 100 a 700 mil tons”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.
A ARC Mercosul destaca que os fundos de gestão ativa dispararam um movimento de vendas robustas para os cereais em Chicago: “Novas rodadas de chuvas voltam a ser oferecidas para Wisconsin, norte de Illinois e norte de Indiana. De ‘pouco em pouco’ o Centro norte-americano tem sido regado. Entretanto, a ARC alerta que precipitações constantes e com altos índices ainda são necessárias ao longo dos próximos meses, uma vez que a safra do Cinturão Agrícola ainda tem um longo caminho de desenvolvimento pela frente”.
“Clientes da ARC ainda relatam que há algumas regiões que sofrem com a seca das recentes semanas. Além do mais, as exportações da soja e do milho dos Estados Unidos seguem em ritmo lento, bem abaixo de anos anteriores. Nesta última semana, apenas 128 mil tons de soja e 200 mil de milho foram vendidas em contratos para embarque até agosto deste ano. A fraca demanda por produtos agrícolas estadunidenses limita altas na CBOT”, concluem os analistas.
Fonte: www.agrolink.com.br