O mercado durante a semana apresentou vendas novamente abaixo do normal. Há uma máxima que alguns empacotadores sempre lembram: “O Feijão que não foi consumido ontem não será consumido em dobro hoje”. Isso tem levado produtores que estão colhendo Feijão-carioca de qualidade inferior, ou que ainda possuem estoques, a liquidarem a qualquer preço.
Atualmente, há Feijões comerciais sendo colhidos no Paraná e na segunda safra deste ano em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e pequenas quantidades em Goiás. Soma-se a isso a diminuição no consumo entre o final de setembro e novembro, resultando em um estoque de passagem 93% superior ao do ano passado, segundo cálculos da CONAB.
Além disso, há a perspectiva de que cerca de 30% da primeira safra de 2025 seja colhida em janeiro. Diante desse cenário, o consumo precisará aumentar significativamente para que em março tenhamos um estoque menor do que o registrado no mesmo período de 2024.
Convidamos todos os membros do Clube Premier para analisar o fluxo de estoque e consumo do Feijão-carioca e Feijão-preto na Live programada para o dia 16, às 16h. Não perca!
Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/feijao-e-graos-especiais/390627-ibrafe-estoque-de-passagem-de-feijao-carioca-sera-93-superior-ao-de-2023.html