Primeira massa de ar frio se aproxima
Na mais recente previsão disponibilizada pela NOAA, há fortes indicativos para o avanço de uma massa de ar mais frio que vai derrubar as temperaturas sobre a Argentina, Paraguai, Bolívia e sul do Brasil. Essa projeção indica marcas abaixo dos 8°C ao norte da Argentina, e registros abaixo dos 10°C em regiões do sul do Brasil.
A expectativa é do avanço de uma massa de ar frio, associada ao avanço de uma frente fria entre os dias 01 e 03 de abril. As temperaturas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, podem ficar abaixo dos 10°C, podendo ser a primeira massa de ar frio mais significativa desta temporada.
O frio pode avançar pelo interior do continente, derrubando as temperaturas no Paraguai, Bolívia e consequentemente, nas regiões de fronteira entre esses países com as divisas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul de Rondônia.
Na previsão mais estendida, a massa de ar frio pode chegar até o estado de São Paulo, minimizando o forte calor. Entretanto, o evento será rápido e, até este momento, não existem chances para formação de geadas neste primeiro momento.
Vale ressaltar que, as projeções de médio prazo – até 15 dias de previsão – tem uma baixa assertividade quanto mais distante estamos da data atual. Portanto, mesmo com este indicativo, é importante acompanhar a evolução das previsões dia a dia, e avaliar a tendência das forças climáticas.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/noticia/temperaturas-podem-ficar-abaixo-dos-10--no-rio-grande-do-sul--saiba-quando_477455.html