Tudo vai depender dos movimentos que ocorrerem nesta semana, que será decisiva
O mercado de soja tem um leve potencial de alta, tanto técnico quanto fundamental, aponta a equipe de analistas de mercado da Consultoria TF Agroeconômica. No entanto, dizem eles, essa tendência “ainda é baseada no biodiesel, cujos movimento demoram para ser concretizados”.
“Então, é preciso ter paciência. Tudo vai depender dos movimentos que ocorrerem nesta semana, que será decisiva, para a tendência dos preços”, afirma os especialistas. Confira o que mexe no preço da soja nessa semana:
FATORES DE ALTA
*Os Fundos estão aumentando o número de contratos comprados líquidos em soja.
*O principal driver do mercado é o biodiesel: O rally do diesel continua dando suporte ao óleo de soja. As exportações americanas de derivados de petróleo continuam batendo recordes, atendendo o deslocamento da demanda da Europa – países europeus estão cortando a importação da Rússia. O Brasil também estuda formas de não enfrentar um apagão. Quem tem programa de biodiesel tem uma saída bem cara e um dilema pela frente – alimento caro ou falta de caminhões para levar o alimento para a mesa dos consumidores. O Brasil tem essa saída, mas vai custar caro.
FATORES DE BAIXA
*As vendas semanais de exportação de soja dos EUA foram próximas aos mínimos esperados: As compras chinesas, que vinham tenho um crescendo até agora, estão se voltando para o Brasil.
*O clima, que estava ruim nos EUA, está melhorando, pressionando as cotações: Chuva para a maior parte do Kansas na próxima semana. Oklahoma e Texas terão dias mais secos, pegando um décimo a meia polegada. A colheita está em andamento nessa área.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/isso-pode-levantar-preco-da-soja_466369.html