“Ampliar a produção de biodiesel é questão de segurança energética para os brasileiros"
Os produtores de biodiesel devem responder em um curto prazo com aumento de produção de cerca de 1,2 bilhão de litros para auxiliar o governo federal a mitigar os riscos de desabastecimento de diesel no país, conforme apontou a Petrobras e outros agentes econômicos. Esse aumento deve ocorrer entre 30 e 45 dias a partir de agora e riscos de desabastecimento de diesel no país, conforme apontou a Petrobras e outros agentes econômicos.
“Ampliar a produção de biodiesel é questão de segurança energética para os brasileiros. Defendemos essa proposta para colaborar com os esforços do governo federal contra a crise dos combustíveis. Importante ressaltar que o biodiesel a mais irá substituir a parcela de diesel que é importada e esse combustível é mais caro do que o diesel nacional”, ressalta o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio). Além de reduzir as emissões de poluentes, o teor maior de biodiesel irá reduzir os gastos em dólar com importação de diesel fóssil.
O objetivo é aprofundar a discussão sobre as medidas para dirimir o risco de desabastecimento de diesel no país. “O governo federal tem grande preocupação com o preço do diesel nas bombas, mas a preocupação maior agora é (assegurar) o abastecimento”, afirma o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), indicando que Pedro Lupion articula reunião na próxima semana entre parlamentares da FPBio e produtores de biodiesel com o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.
As informações foram divulgadas pela própria Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio).
Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/produtores-de-biodiesel-podem-ofertar-mais-1-2-bi-de-litros_466303.html