A maioria está em Goiás, com 70 ocorrências do fungo, seguido de Mato Grosso, com 61
A safra de soja 2021/22 já soma 181 casos de ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi). De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, da Embrapa Soja, já são 12 estados com ocorrências. A maioria dos casos está em Goiás, com 70 ocorrências do fungo, seguido de Mato Grosso, com 61 e em terceiro vem o Paraná com 13. Ainda aparecem casos na Bahia e Mato Grosso do Sul, cada um com 8, Tocantins (6), Piauí e São Paulo, cada um com 4 ocorrências, Maranhão (3), Minas Gerais (2) e Roraima e Rio Grande do Sul, cada um com 1 caso.
A grande maioria dos casos acontecem em estádios mais avançados da cultura, contabilizando menos prejuízos devido ao manejo preventivo adotado pelos produtores e o vazio sanitário. São observados 84 casos no estádio R5, 61 no R6 e 29 no R7.
As últimas detecções ocorreram no Rio Grande do Sul. O estado vive uma forte estiagem mas havia grande presença de esporos da doença no ar. O caso foi confirmado em Pelotas, em soja plantada na 1º quinzena de outubro e que estava no estádio R7.
Em Rio Verde (GO) o primeiro caso foi identificado na metade de janeiro em soja plantada na 1ª quinzena de outubro, no estádio R5. Desde então já foram confirmadas 35 ocorrências, sendo o município brasileiro com mais casos. O último foi observado em soja plantada na 2ª quinzena de outubro, no estádio R5, pelo Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/casos-de-ferrugem-asiatica-chegam-a-180_462900.html