Os volumes podem superar 80 mm no Centro-Oeste.
A quarta-feira (12/01) será marcada pelo aumento das instabilidades sobre o centro-oeste do país, devido à atuação de uma área de baixa pressão sobre a região. Em alguns pontos, as projeções indicam acumulados superiores aos 80 mm. Apesar do alto volume previsto, as chuvas poderão contribuir para o desenvolvimento da soja, em especial naquelas lavouras que se encontram nos estádios de enchimento de grãos e maturação.
As chuvas também persistem sobre as áreas produtoras do Matopiba, porém, nestas áreas as chuvas já estão afetando a qualidade dos grãos em algumas lavouras. Outra região que tem a previsão da manutenção das chuvas é no sudeste, porém com volumes menores do que os registrados nos últimos dias.
Já no centro-sul do país, o alerta continua para o avanço da intensa massa de ar quente e seco sobre algumas regiões. A previsão indica áreas onde as temperaturas poderão superar a marca dos 40°C e índices de umidade do ar abaixo dos 15%, sendo um agravante na estiagem e no conforto térmico dos animais.
Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba a previsão para a sua cidade aqui.
Saiba como fica o tempo em cada região:
Região Norte
Há um aumento nas instabilidades na região, sobretudo na metade sul. Algumas áreas ao sul de RO, sul do PA e sul do TO, poderão ter o registros de chuvas intensas, com volumes superando a marca dos 50 mm no decorrer do dia. Por outro lado, os ventos mais intensos do quadrante norte, continuam empurrando a umidade do norte da região para o sul, diminuindo as condições de chuvas nessas áreas, em especial sobre o norte do AM e RR. Nas demais áreas, as chuvas poderão ocorrer de forma esparsa, mas com probabilidade elevada em praticamente todas as áreas.
Região Nordeste
A tendência indica o avanço de tempo firme em grande parte do estado da BA . Um dos fatores que contribuem para isto, é a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este mesmo sistema também ajuda na formação de nuvens carregadas, intensificando as instabilidades sobre o oeste Baiano, centro do PI e MA, onde as chuvas poderão ser localmente fortes. Entre o CE e AL as instabilidades também ocorrem, mas de forma isolada, mal distribuída e com baixos volumes.
Região Centro-Oeste
A intensidade das chuvas aumenta sobre o leste e norte do MT, inclusive há possibilidade do registro de queda de granizo, isoladamente, na grande região de Alta Floresta. O aumento dessas instabilidades é em decorrência de uma área de baixa pressão que atua na região, e isso também irá influenciar o tempo sobre o oeste do GO. Os maiores volumes previstos, superam a marca dos 80 mm entre a grande região de Canarana e Cocalinho no leste do MT. Sobre a grande região do Pantanal e metade nordeste do MS, as chuvas podem ocorrer, mas com um padrão irregular e mal distribuído.
Região Sudeste
A permanência do corredor de umidade, mantém o padrão de chuvas bem distribuídas sobre a parcela central da região. Assim como nos últimos dias, a tendência é de uma diminuição dos volumes de chuvas no decorrer da semana. Sobre o oeste de SP, o padrão das chuvas seguem de forma irregular e mal distribuídas, ao passo que o tempo fica mais encoberto e com chuvas espalhadas sobre o estado de MG, com exceção apenas do Vale do Mucuri. O tempo também fica firme ao norte do ES.
Região Sul
O Domo de Calor mantém as condições para o registro de temperaturas extremas e baixos índices de umidade relativa do ar em grande parte do estado gaúcho. Além disso, a área de alta pressão que mantém as condições de tempo seco e quente, também impede a chegada de umidade e a formação de nuvens carregadas sobre o estado do RS. Em contraste com o RS, sobre o leste de SC e PR as chuvas poderão ocorrer na forma de pancadas de verão, isto é, chuvas rápidas, passageiras e que podem ocorrer com forte intensidade. Entretanto, os volumes esperados são inferiores aos 10 mm nas áreas com condições de chuva.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/chuvas-ganham-intensidade-em-mt-e-calor-aumenta-no-rs_460897.html