- Notícias
- Acessos: 86
Colômbia segue vivendo onda de protestos e violência; cafeicultores têm carga roubada e pedem socorro Publicado em 20/05/2021 12:00
Os embarques de café na Colômbia, segundo maior produtor de café arábica do mundo, seguem comprometidos. Há quase um mês o país está tomado por uma onda de violência e, além dos bloqueios, parte da carga no Porto de Buenaventura foi saqueada nas últimas 24 horas.
Segundo uma nota oficial divulgada na última terça-feira (19) pela Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), o setor cafeeiro pede com urgência o fim dos bloqueios e atos de vandalismo. "Hoje, quando o setor pode voltar a ser um ator fundamental na recuperação econômica, os bloqueios e o vandalismo são um obstáculo para esse fim e uma fonte de inquietação para os colombianos", afirma a publicação oficial.
De acordo com a FNC, o porto de Buenaventura é responsável por pelo menos 70% dos embarques. "Isso se soma à já desanimadora situação enfrentada pelo setor cafeeiro, em decorrência dos bloqueios de estradas no território nacional, que têm impedido a retirada do café", acrescenta.
A nota oficial destaca ainda que os "cafeicultores colombianos, por meio de seus representantes no Comitê Diretor, pedem soluções pacíficas e imediatas, especialmente quando esta situação custou a vida a dezenas de compatriotas e interrompeu o fornecimento de insumos, alimentos e combustível a várias regiões do país".
Em entrevista para Caracol Rádio, na manhã desta quarta-feira (20), Roberto Vélez - porta-voz da FNC, afirmou que os últimos ataques no porto foram de fato planejados pelo grupo. "Chegaram exatamente aos armazéns, roubaram a mercadoria. Isso não acontece da noite para o dia, foi planejado e organizado", comentou.
O gerente afirmou que a situação é uma tragédia para os cafeicultores e para a Colômbia: “Ontem uma parte do café foi roubada. 1.350 sacas são produzidas por Buenaventura . Metade do café sai por Buenaventura . Não há escoamento para exportação e depois não há prata para o produtor. Com os bloqueios tudo parou. Em outras partes do mundo ficaram sem essa matéria-prima ”, disse.
Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/cafe/288361-colombia-segue-vivendo-onda-de-protestos-e-violencia-cafeicultores-tem-carga-roubada-e-pedem-socorro.html#.YKaKt6hKjIU.