Os estoques finais mundiais para este ano de comercialização aumentaram.
Os futuros da soja em Chicago saltaram ligeiramente mais alto em todos os meses futuros nesta terça-feira, apesar de uma previsão de estoques finais mundiais abaixo do esperado, anunciados pelo USDA Wasde de março. As informações foram divulgadas pela TF Agroeconômica.
“Embora o contrato de março tenha caído 5 c/bu no dia para $ 14,32/bu, no fechamento, o resto dos meses futuros ganhou 5-6 c/bu. O USDA manteve sua estimativa para os estoques finais do ano comercial de 2020/21 nos EUA em 120 milhões de bu (3,27 milhões de toneladas)”, comenta a consultoria.
“Em contraste, os estoques finais mundiais para este ano de comercialização aumentaram 380.000 toneladas para 83,74 milhões de toneladas em um movimento que surpreendeu muitos analistas de mercado que esperavam um corte adicional para uma média de 82,5- 82,66 milhões de toneladas”, completa.
O principal contribuinte para a estimativa de estoques finais mundiais mais alta foi a China, para a qual o USDA previu um nível de estoques finais de 29,6 milhões de toneladas, 1 milhão de toneladas acima da estimativa anterior. “Enquanto isso, o Brasil divulgou dados de exportação para a primeira semana de março em mais de 2,4 milhões de toneladas. Os dados de alinhamento sugerem que mais 13,4 milhões de toneladas devem navegar antes do final do mês”, indica.
“O dólar teve um dia de acomodação hoje, após a forte piora da tarde de ontem. No mercado futuro, a moeda americana chegou a encostar em R$ 5,90 no final da segunda-feira, com o temor de fatiamento da PEC Emergencial e após a notícia de anulação da condenação de Luiz Inácio Lula da Silva”, conclui.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/futuros-da-soja-seguem-subindo-em-chicago_447117.html.