O título de única empresa rural de Santa Catarina a trabalhar com animais puros registrados e melhoramento genético em caprinos da raça Boer (voltada à produção de carne) é da Cabanha Vitória, do município de Irani, no oeste catarinense. Também é referência na produção dos animais no sul do Brasil e reconhecida pela qualidade dos animais comercializados em todo o território nacional. Neste ano, a Cabanha comemora mais uma conquista: a consagração como 5º Melhor Criador do Brasil nessa raça, conferido durante a Expo Boer Brasil 2020, realizada neste mês no Parque de Exposições de Salvador (Bahia).
A Cabanha Vitória trabalha com caprinos da raça Boer desde 2017. Iniciou com animais mestiços e no ano seguinte os proprietários Airton Fabricio e Alberto Fabricio sentiram a necessidade de buscar animais Puros de Origem (PO) para melhorar o rebanho e também qualificar a genética dos caprinos da região sul do País. “Até então, a melhor genética se concentrava nos grandes criadores da raça no norte e nordeste brasileiro. Era grande a dificuldade para comprar reprodutores, por isso decidimos iniciar um projeto de criação de animais PO”, recorda Airton.
“Recentemente tivemos a honra de trazer vários títulos nacionais para Santa Catarina. Isso nos enche de orgulho, pois colocamos o Estado no mapa dos criadores de Boer do Brasil. Todas estas conquistas refletem o trabalho sério e profissional que nós, juntamente com os consultores credenciados ao Sebrae/SC Flávio Cristiano Marques Melo e Rafael Trentim, realizamos ao longo desses anos. Esse suporte tem nos levado a produzir cada vez mais e melhor, contribuindo para o melhoramento genético da raça Boer e dos rebanhos do País”, assinala Alberto.
O programa de melhoramento genético utilizado pela Cabanha Vitória é a técnica de inseminação artificial por laparoscopia com sêmen congelado. O procedimento reprodutivo permite aos empresários rurais utilizar e testar vários cruzamentos em suas matrizes ao empregar sêmen dos principais reprodutores do Brasil. Para 2021, Airton e Alberto têm projetos ainda mais audaciosos para se consolidarem como referência em qualidade e genética. “Trabalharemos com transferências de embriões para reproduzir em escala nossos melhores animais e disponibilizá-los para o mercado. A raça Boer nos encanta ao produzir simplesmente a carne vermelha mais saudável do mundo, ou seja, um produto de altíssima qualidade”, sublinha Airton.
ATUAÇÃO DO SEBRAE/SC
Para contribuir com o desenvolvimento do setor no oeste catarinense o Sebrae/SC disponibilizou o Programa de Consultorias de Inovação e Tecnologia do Sebrae (Sebraetec) e desenvolveu o “Projeto de Caprinocultura”, em Irani. As consultorias com os produtores para adequação dos manejos e orientações para o crescimento da atividade iniciaram em 2018.
A partir de 2019 o foco foi o aperfeiçoamento no sistema produtivo, o planejamento da produção para atender novos mercados e a padronização dos animais vendidos. Ainda entre os temas abordados estiveram: reprodução, melhoramento genético, preparação e conservação do solo, sanidade, sistema de terminação de cabritos, gestão zootécnica, manejo de neonatos e cuidados gerais, planejamento forrageiro e conservação de forragens, além de planejamento estratégico.
Com apoio do Sebrae/SC dez produtores de Irani e de municípios próximos formalizaram uma associação, que realizou a primeira venda coletiva de 42 animais, no fim do mês de novembro de 2019.
Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/agronegocio/276797-propriedade-catarinense-e-referencia-na-producao-de-caprinos-po.html#.X-sI8thKjIU.