45% dos brasileiros que vivem da agricultura e pecuária pretendem investir em automação.
A economia brasileira ainda calcula o tamanho do prejuízo com o ano de 2020, enquanto o agronegócio sai sem sequelas da maior crise sanitária mundial dos últimos anos. O Campo registrou superavit recorde de US$ 75,5 bilhões até Outubro, além de exportações de US$ 85,8 bilhões, uma alta de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
A chamada “transformação digital” foi uma ferramenta decisiva na pandemia para os produtores. De acordo com pesquisa da Boston Consulting Group (BCG), consultoria global de gestão e estratégia, 45% dos brasileiros que vivem da agricultura e pecuária pretendem investir em automação depois que a pandemia passar. Confira cinco empresas que oferecem soluções de ponta que podem ajudar o agronegócio em 2021:
Bloxs Investimentos
Fundada em 2017 pelos empreendedores Felipe Souto e Rafael Rios, a Bloxs Investimentos, plataforma pioneira em investimentos alternativos no Brasil, tem como objetivo aproximar os investidores individuais de projetos da economia real. A fintech tem como missão democratizar o acesso a investimentos alternativos de alta qualidade, a partir de operações 100% online com a regulamentação da CVM, conforme a instrução 588 do órgão, conectando investidores que desejam rentabilidade e diversificação com empreendedores que buscam acesso ao mercado de capitais.
Docket
Fundada pelos empreendedores Pedro Roso, Rodrigo Lopes e Flávio Castaldi, a Docket tem como objetivo facilitar a busca, pré análise e a gestão dos documentos por meio da tecnologia. Com a ferramenta da empresa, é possível realizar a busca, pré-análise, fazer a gestão de documentos e ter visibilidade de cada etapa dessas operações, possibilitando que as empresas ganhem agilidade nas tomadas de decisões e uma redução de até 80% no tempo da obtenção dos documentos.
Elevor
Localizada no Rio Grande do Sul, a startup desenvolve softwares de gestão empresarial para ajudar os proprietários de empresas agrícolas nas tomadas de decisão. Com o ERP360Agro, um dos principais produtos do seu portfólio, os administradores são capazes de controlar o fluxo de caixa, estoques, armazenamento de grãos e agroquímicos, além de realizar a gestão de equipe de vendas e produzir relatórios gerenciais, entre outras funções.
Orchestra Innovation Center
Fundada em 2019 pela empreendedora Nathália Secco, que tem o Vale do Silício como referência, a Orchestra Innovation Center é uma aceleradora de startups, pioneira em um grande polo do agronegócio brasileiro, e desenvolve programas para startups, agricultores e corporações do mundo todo, para dar o acesso à transformação digital no campo.
SGA TI em Nuvem
Empresa especializada em soluções de tecnologia para os desafios reais dos negócios, a SGA TI em Nuvem cria soluções por meio de novas tecnologias que envolvem datacenter, aplicações em nuvem, ciência de dados e inteligência artificial, transformando todas as áreas e o negócio. No setor agrícola, a ferramenta permite que o agricultor acompanhe todas as etapas de produção, como plantio, armazenamento e distribuição, em qualquer dispositivo e local. Por meio dela, os profissionais do setor conseguem otimizar processos, melhorar a eficiência nas operações, garantir mais agilidade e ajudar a resolver desafios reais, diminuir as fricções dos processos internos das corporações e aumentar a escalabilidade para o crescimento e expansão.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/conheca-5-empresas-para-impulsionar-o-agro-em-2021_444018.html.