- Notícias
- Acessos: 61
Seca no centro-sul é a maior em 40 anos e os modelos de previsão continuam errando, diz Sentelhas
Seca no centro-sul é a maior em 40 anos e os modelos de previsão continuam errando, diz Sentelhas
Entrevista com Paulo Sentelhas - CTO da Agrymet sobre o Clima
A safra no centro-sul do Brasil passa por um momento crítico, os modelos meteorológicos continuam apresentando falhas gritantes e, ao produtor, só resta correr riscos para não perder as janelas de plantio. O professor Paulo Sentelhas, (especialista da Esalq/USP em meteorologia aplicada na agricultura), não esconde sua inquietação com os erros e as baixas assertividades dos programas meteorologicos nos quais se baseam as previsões de chuvas para o País.
-- "O grau de incerteza aumentou muito nos últimos dias, e os produtores reclamam dos erros da meteorologia com toda a razão", diz o professor Sentelhas. "Os institutos de previsão ainda não se deram conta que estamos debaixo de uma grande seca que aflige o sul do Brasil, o 2.o maior evento dos ultimos 40 anos".
A prova das incertezas são as chuvas que deverão alcançar a região central do País nesta semana.
-- "Antes os modelos mostravam chuvas gerais para o País a partir do dia 8, segunda-feira; logo em seguida os institutos mudaram as previsões para o dia 12, e até sexta-feira já trocavam a chegada das chuvas para o dia 15, com possibilidade até mesmo de o evento não acontecer. Aí, nas últimas horas, os satélites do NOAA (serviço de meteorologia norte-americano) voltaram a mostrar a formação das chuvas para o dia 10... é muita mudança em poucas horas, é impossivel manter qualquer previsão, e a insegurança é geral", explica Sentelhas.
Até o momento os modelos indicam que as chuvas estacionadas do Norte do País e Matopiba descerão para o Centro-Oeste, Brasil Central e Sudeste a partir da tarde deste domingo. "Mas não devemos esperar grandes volumes; o mês de novembro vai continuar com umidade abaixo da média no centro sul".
A preocupação é com a água armazenada no sub-solo. Com base em dados recebidos em 11 mil e 600 pontos de coletas espalhados pelo Brasil, o professor de agrometeorologia traça um "grid" do balanço hídrico da safra e conclui que o quadro no centro sul é muito crítico.
"Há impactos severos nas áreas de cana e café de S. Paulo e Sul de Minas; o replantio é geral no Oeste do MT e o Sul terá uma sequencia de baixos volumes que mudarão a oferta de produção de grãos", complementa Paulo Sentelhas.
Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/videos/clima/273030-seca-no-centro-sul-e-a-maior-em-40-anos-e-os-modelos-de-previsao-continuam-errando-diz-sentelhas.html#.X6kn8mhKjIU.